Cultura


Sucesso nos anos 90, Chiko Queiroga e Antonio Rogério defendem valorização da cultura aracajuna


Publicado 17 de março de 2020 às 07:18     Por Larissa Barros     Foto Divulgação

Sucesso no final dos anos 90, a dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério marcaram a história da música aracajuana em seus mais de 20 anos de carreira. Uma das músicas que atravessou gerações e alavancou a dupla, mesmo não sendo de autoria dela, foi ‘Cheiro de Terra’.

Apesar de Chiko não ter nascido no município, ele e Antônio Rogério passaram a infância e possuem uma forte ligação afetiva com a capital sergipana, principalmente, por causa das composições inspiradas na história da cidade que completa 165 anos, nesta terça-feira (17).

No ano de 1998, a dupla surgiu como cantores de MPB e ficou conhecida, principalmente, pelas composições nas quais descreve Aracaju. Entre as composições próprias que fizeram sucesso estão ‘Aracaju Menina’, ‘Ruas de Ara’, e ‘Papagaio’.

“Nós temos um sentimento muito grande, tanto é que fizemos uma música chamada canto do brasil, tanto é que fizemos uma música chamada o canto do brasil, e declaramos nessa música o nosso amor por Aracaju”, disse Antônio.

Para o artista, quem chega em Aracaju pela primeira vez tem vontade de ficar, e quem vai embora quer voltar. “Toda a parte histórica que conhecemos a cidade desde a sua fundação, da influência indígena e africana. Aracaju é uma menina e uma mulher. E nessas coisas todas, a inspiração chega”.

Segundo Antônio, apesar do encanto, o povo aracajuano ainda precisa valorizar mais a própria cultura, o turismo e as belezas naturais. “Nós aracajuanos, temos que abraçar mais essa cidade que a cada dia está ficando mais linda”, encerra.

A história da dupla

Quem uniu os músicos Chiko Queiroga e Antônio Rogério foi um amigo em comum na adolescência. Na época, eles nem imaginavam que iriam se tornar personalidades de Aracaju por causa do talento musical.

“Tínhamos um amigo em comum que também fazia parte da igreja, foi o Betão. E sabendo que eu gostava de música e Chiko também, nos apresentou. Aí, a gente começou a criar uma amizade. E, essa amizade virou uma parceria musical, mesmo cada um com a carreira independente”, lembra Antônio.

Antonio Rogério já cantava na igreja na qual era coroinha. Mas sua carreira começou quando participou do festival Novo Canto, em 1984, em Aracaju. A canção apresentada foi ‘O Dia e a Noite”, a primeira composição do cantor. Depois desse episódio, o músico começou a tocar na companhia da cantora sergipana Luisa Lú, em 1985.

No mesmo período Chiko criou uma pequena banda e Antônio entrou como baixista. “Daí por diante minha carreira começou. Começou exatamente aí. E nesse meio tempo, como comecei a fazer um trabalho de baixista, no grupo do Chiko. A gente se encontrava constantemente para ensaiar. E minha carreira individual era mais na noite e tocando na banda”, detalhou o músico.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso