Cidades


Você conhece o significado da bandeira de Aracaju?


Publicado 17 de março de 2020 às 07:15     Por Larissa Barros     Foto Divulgação

Você conhece o significado da bandeira da cidade Aracaju? Nesta terça-feira (17), quando a capital sergipana completa 165 anos, o AjuNews traz uma entrevista com o major da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE), Marcelo Rocha, que revelou o significado de cada detalhe da bandeira da capital sergipana.

Antes, Rocha explicou que, basicamente, a função e razão de existência de uma bandeira é ser símbolo, nela se incutem a história de um determinado território, seu povo, valores, características, lutas e sucessos.

“Por isso, está longe de ser apenas um pedaço de pano colorido e gravurado. Subsequentemente, esse tipo de simbologia passou a caracterizar também os exércitos, como meio de orientação tática – para evitar atacar ou ser atacado por uma outra força militar aliada, mas mantendo a função precípua de identificá-los no campo através da sua origem – por qual povo lutava, por exemplo”, explica.

Por causa da importância da simbologia, ele revela que muitos países determinam regras rígidas acerca da apresentação das bandeiras. São normas que tratam de questões como tamanho, destruição e cerimonial.

Segundo o major, o primeiro símbolo oficial de Aracaju foi o brasão do município, criado no aniversário de 100 anos da cidade. A obra leva a assinatura do artista plástico Florival Santos e foi escolhida através de um concurso público. A insígnia foi oficializada no ano de 1955, através da Lei n° 6, promulgada durante o governo do prefeito Jorge Campos Maynard.

“O brasão é composto por uma cruz, que simboliza a religiosidade. Um cata-vento, referente ao sal e sua produção em Aracaju. Um coqueiro, devido à grande produção de coco. Uma roda dentada, simbolizando o trabalho. Um cavalo marinho, representando o litoral uma coroa com torres, simbologia da capital. E, a frase “pax et labor”, que significa paz e trabalho, como valores”, detalha.

Rocha também explica que a bandeira da capital sergipana repete o layout usado pelo estado, com quatro listras alternadas entre verde e amarelo, criada após o brasão.

“Popularmente, dizemos que o verde simboliza a riqueza vegetal e o amarelo, a mineral. Não havendo regulamentação que designe o significado dessas cores, além dessa versão mais popularmente aceita, há o relato de que o verde simboliza as batalhas portuguesas na Europa e teria sido escolhida por Dom Pedro l. E, o amarelo, as conquistas ante os Mouros”, conta.

Saiba mais
Apesar do primeiro hino da cidade de Aracaju ter sido escolhido a partir de um concurso público, em 1955, por José Sales Campos e José Albuquerque Feijó, a versão oficializada como símbolo da capital foi de um músico do Corpo
de Bombeiros de Sergipe, José Gentil Leite, em 2004.

O prefeito da época, Marcelo Déda, oficializou a composição durante o aniversário de 150 anos da capital. A letra traz famosas características da cidade de Aracaju. A colina do Santo Antônio, as tranquilas margens do Rio Sergipe.

O significado tupi do nome da capital, ‘cajueiros dos papagaios’, vem acompanhando no hino pelas lembranças das belas praias presentes em Aracaju.

Hino do município de Aracaju – SE
Municipal anthem of Aracaju (Sergipe, Brazil)
Author: José Gentil Leite

Eis que raia uma nova aurora
No horizonte do céu cor de anil
Refulgindo na nobre colina
E nas margens tranqüilas do rio
Contemplando a beleza infante
Da princesa que então concebeu
O destino bradou nesse instante:
"Abençôo o dia em que nasceu"
Bate forte no peito a esperança
A alegria de uma criança
Nesta data querida cantamos
Aracaju, cento e cinqüenta anos!
Presidente Inácio Barbosa
Foi feliz em seu ato cabal:
De Sergipe Del Rei elevando
A capital um pequeno arraial
Contratando Basílio Pirro
Engenheiro que então planejou
Projetando a iminente cidade
Pra um futuro de glória e esplendor
Cajueiro dos Papagaios
É o seu nome que vem do Tupi
Tu és bela, Cidade Menina
Tuas praias tão lindas, sem fim!
Teus recantos de rara beleza
São encantos pra quem vem aqui
Deslumbrante morena praieira
Nós morremos de amor só por ti



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso