Educação


Candidatos isentos que não compareceram ao Enem 2020 podem se inscrever na edição 2021; saiba como


Publicado 14 de setembro de 2021 às 17:42     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação

Os inscritos isentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não compareceram às provas podem se inscrever para participar da edição 2021 do exame sem pagar a taxa, a partir desta terça-feira (14), na Página do Participante. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.

O público terá as provas aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

A coordenadora geral do Programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc), professora Gisele Pádua, reforçou que o prazo é específico para quem conseguiu a isenção no Enem 2020, não compareceu ao exame e no período de solicitação da isenção do Enem 2021 não apresentou justificativa para que pudesse pedir novamente a gratuidade da taxa. Segundo ela, devido a isso, muitos participantes deixaram de se inscrever para a edição deste ano.

“A reabertura para esses casos veio após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a reabertura do prazo a fim de que candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, inscrevam-se no Enem de 2021, levando em conta o período atípico de pandemia que motivou faltas por medo da transmissão da covid-19”, disse.

Além disso, os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social. As provas dos dias 21 e 28 de novembro de 2021 seguem mantidas para todos os outros participantes que já tiveram a inscrição confirmada.

Enem PPL
Nesta terça (14), o Inep também irá publicar o edital de retificação da versão do Enem PPL, com a mudança na data de aplicação das provas. O prazo para adesão será reaberto, e os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados poderão ter acesso ao exame e indicar o responsável pedagógico até 17 de setembro. Já o prazo para inscrição foi prorrogado até 24 de setembro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso