Justiça


Homem é resgatado em situação análoga à escravidão em Neópolis


Publicado 08 de agosto de 2022 às 18:00     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução / Ascom MPT

Um homem foi encontrado em situação análoga à escravidão no município de Neópolis, localizado no Baixo São Francisco. A empresa que contratou o trabalhador não fornecia condições básicas para que ele pudesse residir e exercer a função no local. O caso foi apresentado durante coletiva de imprensa do Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta segunda-feira (8).

O reunião foi realizada para divulgar o balanço das primeiras atividades da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) deste ano. O programa, que acontece em Sergipe desde 2016, fiscaliza questões ambientais e de trabalho em cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

De acordo com o MPT, o trabalhador morava no local fornecido pela empresa. A casa não tinha iluminação, saneamento básico, nem condições dignas para sobrevivência. Os fiscais encontraram no local uma geladeira que não funcionava, e servia como depósito para armazenamento de alimentos para evitar que ratos e baratas tivessem contato com a comida. O homem dormia em uma cama com um colchão desgastado e usava tijolos como travesseiros.

Além deste homem, outros seis trabalhadores estavam em circunstâncias irregulares, inclusive manuseando agrotóxicos sem uso dos equipamentos de proteção (EPI). Durante a fiscalização também foi encontrado um adolescente de 15 anos que estava trabalhando no local. O jovem foi encaminhado para um programa de aprendizagem.

O MPT solicitou que a empresa contratante seja autuada com dano moral e individual no valor de 50 mil reais ao trabalhador encontrado em situação análoga à escravidão, dano moral coletivo de um milhão de reais e a possibilidade de multa se posteriormente voltar a praticar as irregularidades.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso