Tecnologia


Vivo inaugura duas usinas de energia solar fotovoltaica em Itabaiana e Lagarto


Publicado 29 de julho de 2022 às 14:48     Por Quesia Cerqueira     Foto Divulgação / Vivo

A Companhia de Telefonia Vivo inaugurou esta semana, em parceria com o Grupo Gera, duas usinas solares no modelo de geração distribuída, nos municípios de Itabaiana e Lagarto. Juntas, elas irão produzir 860 MWh/ano e abastecer 280 unidades consumidoras da empresa na região.

A usina de Itabaiana está instalada na Rodovia 235, em Sítio Vermelho, e a de Lagarto, na Rodovia SE-216, próximo ao povoado de Boeiro. Considerando as etapas de construção e de operação, produzem, juntas, 141 empregos. A iniciativa faz parte do projeto da Vivo para implantar 85 usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, em todo o Brasil. Atualmente, 33 usinas já estão em operação. Para o Nordeste, estão previstas 13 usinas, sete delas já estão em funcionamento.

Segundo a companhia, 61% das usinas de geração distribuída serão de fonte solar, 30% hídrica (pequenas hidrelétricas), e 9% de biogás. No total, serão produzidos mais de 711 mil MWh/ano, o equivalente ao consumo de uma cidade com até 320 mil habitantes.

No modelo de geração distribuída, a energia produzida nas usinas é injetada na rede da concessionária local, neste caso, a Energisa, e se transforma em créditos para o uso da empresa consumidora.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso