Economia


CGU multa restaurante Madero por propina a funcionários do Ministério da Agricultura


Publicado 18 de outubro de 2020 às 10:01     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação

A Controladoria Geral da União (CGU) multou o restaurante Madero por pagamento de propina a funcionários do Ministério da Agricultura. A multa de R$ 442 mil equivale a 0,1% do valor do faturamento bruto da empresa em 2017, excluídos os tributos e a multa aplicada. Os membros da União envolvidos eram designados a fiscalizar lojas da rede nas cidades de Balsa Nova e Ponta Grossa, no Paraná. As informações foram publicadas pelo Uol, nesta sexta-feira (16).

Além disso, o restaurante deve publicar a penalidade em uma edição de um dos quatro jornais de maior circulação no país, na entrada principal das lojas em que ocorreram a situação e também no site da empresa por 30 dias.

Em nota, o Madero afirmou que “a companhia não concorda com a manifestação da CGU e vai adotar todas as medidas legais cabíveis para recorrer dessa decisão, porque, na realidade, em 2015 foi vítima de ameaças e extorsões de fiscais do MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], e, por iniciativa própria, procurou a Polícia Federal para comunicar esses fatos, tendo colaborado, desde o início, de maneira efetiva com as investigações policiais”.

Ainda segundo a empresa, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal, já analisaram o caso e não imputaram qualquer tipo de responsabilidade à companhia ou a seus representantes. Para o restaurante, a própria decisão da CGU destaca que a apuração dos fatos foi oriunda da autodenúncia da empresa.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso