Mundo


Exportação de soja cai 96% em janeiro e soma menor volume no mês desde 2014


Publicado 02 de fevereiro de 2021 às 09:22     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Agência Brasil

As exportações de soja, principal produto do agronegócio brasileiro, teve uma queda de 95% no valor e 96% em quantidade no mês de janeiro deste ano. Segundo levantamento da AgRural, divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Folha de São Paulo, as exportações totais do setor recuaram 2,6% em relação às de janeiro de 2020 e, devido ao atraso no plantio e, consequentemente na colheita, as exportações de janeiro somaram apenas 49,5 mil toneladas, o menor volume nos meses de janeiro desde 2014.

​Segundo o levantamento, o atraso na colheita e chuvas constantes em algumas regiões fizeram com que apenas 2,5 milhões de toneladas da oleaginosa tivessem sido colhidos até agora neste ano. No mesmo período de 2020, eram 12 milhões.

A escassez de produto mantém os preços internos bastante aquecidos. A saca está sendo negociada a R$ 169 no porto de Paranaguá, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nos últimos 12 meses, o valor da oleaginosa teve alta de 95%. A queda nas exportações de soja foi compensada, em parte, pelas de milho e de açúcar.

A venda externa do cereal atingiu 2,5 milhões de toneladas, 33% mais do que em janeiro de 2020. A de açúcar, ao somar 2,1 milhões, teve alta de 44%.

De acordo com a reportagem, o milho e o açúcar deverão manter preços aquecidos internamente nos próximos meses. A China entrou de vez nesses mercados. Os chineses deverão adquirir próximo de 27 milhões de toneladas do cereal neste ano. No anterior, foram 7,6 milhões de toneladas. Em período de entressafra, o arroz teve exportações escassas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso