Economia


Ford já planejava aposentar Ka e produzir SUVs inéditos antes da saída do Brasil, diz site


Publicado 18 de janeiro de 2021 às 12:20     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação/Ford

Três meses antes de anunciar o fechamento das fábricas no Brasil, na última semana, a Ford já tinha definido a aposentadoria dos modelos Ka e Ka Sedan, que sairiam de linha até 2022. Segundo o UOL, a filial brasileira em Camaçari (BA) ainda planejava produzir ao menos dois SUVs inéditos, inclusive a nova geração do EcoSport.

As informações teriam sido comunicadas pela montadora a concessionários em uma reunião em São Paulo, em outubro de 2020. Um revendedor em anonimato contou à reportagem que a conversa foi solicitada pela Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif) para cobrar investimentos na fábrica.

Na ocasião, segundo a fonte, dirigentes disseram que negociavam liberação de recursos com a matriz nos Estados Unidos. Mas no dia 11 de janeiro, os planos foram encerrados com a notícia de que a Ford iria embora do Brasil. Na mesma época da reunião, ao menos um protótipo do novo EcoSport foi flagrado rodando em testes no Brasil.

O revendedor, que é dono de concessionária, ainda afirmou que a Ford ressaltou planos de reduzir a rede de vendas, de 283 para 120 pontos. Ele ainda destacou que os estoques de Ka e Ka Sedan devem ser esgotados de 30 a 40 dias. Os revendedores que estão prestes a ser desligados buscam acelerar as tratativas para indenizações.

Segundo ele, a Ford “já firmou o compromisso” de ressarcir os concessionários. A montadora teria informado que pretende manter 120 concessionárias ainda ativas, para os atendimentos de garantia e serviços de pós-venda. Já existe movimentação de funcionários para outras marcas, como Fiat, Jeep, Nissan e Volkswagen.

O revendedor ainda completou afirmando que: “Hoje os executivos da empresa têm um carimbo na testa pela má gestão. Eles foram os responsáveis pelo fechamento das fábricas no Brasil”.

Leia mais:
Bolsonaro diz que Ford não falou a “verdade” sobre saída do Brasil: “Quer subsídios”
Trabalhadores da Ford fazem protesto contra fechamento de fábrica na Bahia
No Brasil há mais de um século, Ford encerra produção de veículos no país



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso