Política


Governo planeja CadÚnico por aplicativo para reduzir papel dos municípios no Bolsa Família, diz site


Publicado 25 de janeiro de 2021 às 09:23     Por Eduardo Costa     Foto Arquivo/Agência Brasil

O governo federal planeja esvaziar o papel dos municípios no cadastro de novos beneficiários do Bolsa Família, para reduzir custos com políticas de proteção social. Segundo documentos obtidos pelo UOL, o Ministério da Cidadania pretende priorizar o autocadastramento de beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O autocadastramento se daria por um aplicativo de celular, assim como no auxílio emergencial. O Ministério da Cidadania, segundo o portal, teria utilizado justificativas como “reduzir custos de transferência de renda” e “mudar paradigma de programas assistenciais para programas de aumento da renda”. Ao todo, 77 milhões de famílias estão cadastradas.

Também se fala internamente em combate a supostas fraudes, ara evitar pagamentos indevidos do Bolsa Família. Hoje, as famílias são incluídas em programas sociais por meio de órgãos públicos como o Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Elas são entrevistadas com um questionário por servidores públicos treinados, que pedem informações econômicas e de moradia, além de dados pessoais.

As informações também são usadas para nortear políticas estaduais e locais. Segundo especialistas, a utilização de aplicativos online pode dificultar boa parte do público que recebe tais ajudas, que sofrem com alguns problemas de analfabetismo e de acesso à internet.

A ideia também é integrar serviços de pagamento digital, como o PIX, e um sistema de oferta de vagas de emprego com as redes sociais como ponte para portais de vagas.

O aplicativo já estaria em fase avançada de implantação, contando com design e conclusão já definidos. O Ministério da Cidadania informou ao UOL que só irá se manifestar após o lançamento do novo CadÚnico.

A Secretaria Nacional do Cadastro Único é comandada pela oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Nilza Emy Yamasaki. Já a Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações é liderada pelo delegado da Polícia Federal, Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva.

Leia mais:
Mesmo com direito ao benefício, 3,7 milhões de lares não recebem o Bolsa Família



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso