Economia


Governo vai antecipar 13° salário do INSS e abono salarial PIS/Pasep, diz colunista


Publicado 12 de janeiro de 2021 às 18:23     Por Fernanda Souto     Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo federal decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário de aposentados e pensionistas, do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2021, de acordo com informações divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (12).

Segundo a coluna, os pagamentos podem começar entre fevereiro e março. A medida foi tomada como forma de compensar o fim do auxílio emergencial, programa por meio do qual o governo injetou R$ 254 bilhões na economia, desembolsando recursos para 66,4 milhões de pessoas.

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a iniciativa é tida como viável, porque não tem custo fiscal, já que esses recursos estavam previstos no orçamento e serão apenas desembolsados com antecedência pelo governo.

No entanto, mesmo com esses pagamentos antecipados, o problema do fim do auxílio não será solucionado. De tal forma, o governo planeja repensar o atual modelo do Bolsa Família e insistirá na Carteira Verde e Amarela. A medida visa gerar empregos com menos custos para os empregadores.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Três evangélicos estão na disputa por vaga aberta no STF em julho, diz jornal

Justiça
Mais Lidas
Publicidade


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.