Economia


Governo vai antecipar 13° salário do INSS e abono salarial PIS/Pasep, diz colunista


Publicado 12 de janeiro de 2021 às 18:23     Por Fernanda Souto     Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo federal decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário de aposentados e pensionistas, do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2021, de acordo com informações divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (12).

Segundo a coluna, os pagamentos podem começar entre fevereiro e março. A medida foi tomada como forma de compensar o fim do auxílio emergencial, programa por meio do qual o governo injetou R$ 254 bilhões na economia, desembolsando recursos para 66,4 milhões de pessoas.

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a iniciativa é tida como viável, porque não tem custo fiscal, já que esses recursos estavam previstos no orçamento e serão apenas desembolsados com antecedência pelo governo.

No entanto, mesmo com esses pagamentos antecipados, o problema do fim do auxílio não será solucionado. De tal forma, o governo planeja repensar o atual modelo do Bolsa Família e insistirá na Carteira Verde e Amarela. A medida visa gerar empregos com menos custos para os empregadores.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso