Economia


“Se pararmos de jogar pedra um no outro, Brasil pode crescer 5%”, diz Guedes sobre PIB deste ano


Publicado 26 de janeiro de 2021 às 14:43     Por Fernanda Souto     Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou com uma previsão otimista que o Produto Interno Bruto (PIB) — a soma de tudo o que é produzido no país — do Brasil pode crescer até 5% neste ano. A declaração foi feita em uma conferência com investidores promovida pelo banco Credit Suisse, nesta terça-feira (26).

Segundo Guedes, para isso acontecer é preciso que os poderes Executivo e Legislativo parem de “jogar pedra um no outro” e caminhem juntos para aprovar pautas que possam destravar a economia.

“Se deixarmos de lado essa psicologia derrotista, esse descredenciando a democracia, essa vontade de ganhar de qualquer forma o poder político, eu acho que podemos de novo surpreender. O Brasil pode crescer 5%, depende”, declarou Guedes.

“Se trabalharmos em vez de jogarmos pedra um no outro, vamos crescer mais. Se ficarmos jogando pedra um no outro, vamos crescer menos”, acrescentou o ministro da Economia na reunião em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também estavam presentes.

Apesar da previsão otimista, Guedes alegou que sua expectativa “conservadora” é de que o crescimento da economia brasileira fique em torno de 3% a 3,5% neste ano, de acordo com a previsão de economistas que consideram projeções de 3,45% para 3,49% de aumento no PIB.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso