Mundo


Uruguai prepara programa para atrair moradores estrangeiros


Publicado 20 de janeiro de 2020 às 10:32     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Google Street View

Um dos primeiros planos anunciados pelo presidente eleito do Paraguai, Luis Lacalle Pou (centro-direita), que toma posse em 1º de março, é o de tentar elevar o tamanho da população, facilitando a entrada de residentes estrangeiros. Na semana passada, Lacalle Pou afirmou que lançará um pacote de medidas para “flexibilizar” as regras atuais de residência, tanto burocráticas como fiscais, de forma a atrair moradores do exterior para o país, que é vizinho do Brasil e tem uma das menores populações da América do Sul. As informações são da BBC.

“O Uruguai sempre foi um país de braços abertos para países que expulsam seus habitantes, como venezuelanos, cubanos e de outros lugares da América Latina. Mas também é um lugar para as pessoas que não estão com problemas (em seus países de origem), dizem que aqui é um lugar onde se respeita o investimento, onde podem trazer suas famílias, onde há segurança jurídica”, disse o chefe de Estado eleito.

Segundo a reportagem, as declarações de Lacalle Pou geraram críticas de setores da Frente Ampla (que passará do governo à oposição). O atual ministro da Economia, Danilo Astori, afirmou que as iniciativas poderiam fazer o país “retroceder” e voltar a ser um “paraíso fiscal”, como ocorreu no passado.

Diante das críticas, assessores de Lacalle Pou apontaram para as “oportunidades econômicas” que os investidores estrangeiros que residam no país podem criar “porque a economia local”, entendem, estaria “melhor” do que a da vizinha argentina e com “boas alternativas” para o empresariado brasileiro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso