Educação


Sergipe terá primeira escola quilombola a ofertar Ensino Médio em Tempo Integral


Publicado 14 de janeiro de 2022 às 14:42     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / Seduc

O Quilombo Mocambo, localizado no município de Porto da Folha, no Alto Sertão de Sergipe, irá ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral no Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio. Segundo o Governo do Estado, a nova modalidade faz parte de um projeto de ampliação que inclui mais 14 unidades escolares oferecendo Ensino Integral a partir do ano letivo de 2022. O Mocambo é a primeira comunidade quilombola de Sergipe e a terceira do Nordeste a implementar o Ensino Médio em Tempo Integral.

A gestão estadual informou que o movimento de adesão ao Ensino Médio em Tempo Integral ocorre por meio de deliberação entre a comunidade, seguido de votação do Conselho Escolar, cuja decisão é registrada em ata. O colegiado reúne todos os seus representantes, entre os quais alunos, professores, gestores e demais servidores, para discutir a implantação do modelo de forma democrática.

Para o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de dar cumprimento a uma meta do Plano Nacional de Educação, reafirmada no Plano Estadual de Educação, “a expansão para novas unidades permitirá a um percentual maior de nossos jovens estudantes o ingresso em um processo educacional integral”, frisou ele, reforçando que a implantação do ensino médio integral tem ocorrido de forma gradativa. “Ou seja, nas escolas que fazem a adesão, a cada ano se implanta uma série da modalidade, até completar o ciclo em três anos. Dessa forma é possível, por alguns anos, a convivência na mesma escola de modalidades e turnos de funcionamento distintos”, completou o secretário ao acrescentar que a referida modalidade melhorou o Ideb do Estado e aumentou a aprovação no Enem.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso