Política


Professor Bittencourt afirma que PCdoB busca fortalecimento para 2022


Publicado 24 de novembro de 2020 às 12:00     Por Fernanda Sales     Foto César de Oliveira / CMA

O presidente estadual do PCdoB em Sergipe e vereador reeleito em Aracaju, Professor Bittencourt, afirmou que o seu partido busca novos filiados para se fortalecer nas eleições de 2022. A sigla tinha o prefeito Edvaldo Nogueira como filiado, que anunciou desfiliação em janeiro deste ano para disputar a reeleição pelo PDT. Segundo o presidente estadual, nas eleições municipais deste ano, o PCdoB apresentou candidatos apenas em dois municípios, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju: “elegemos um na capital e dois em Socorro”, disse durante entrevista à Fan FM nesta terça-feira (24).

De acordo com Bittencourt, o partido pensa em disputar a Câmara Federal para que atinja a cláusula de barreira. “O PCdoB está completamente preocupado e voltado para a construção desse processo. A cláusula de barreira agora vai para 2% e nós precisamos atingir agora ao menos 2% para que possamos ter tempo de propagandas, fundo eleitoral e o não cumprimento implica nessas restrições. Estamos conversando com nomes importantes como o deputado estadual Chiquinho Gualberto [Francisco Gualberto (PT)], não tem nada certo ainda. Além de nomes como Alexandre Figueiredo, que foi candidato a deputado federal pelo MDB. E estamos retomando a organização do PCdoB em diversos municípios do estado”, afirmou.

Durante a entrevista, Bittencourt ressaltou a saída de Edvaldo do PCdoB, destacando que a sigla entende que o atual gestor vem conduzindo a prefeitura de Aracaju muito bem e que passou 39 anos filiado ao partido. “Edvaldo não é qualquer aliado, é uma aliado amigo do PCdoB, que saiu pela porta da frente. Desde novembro do ano passado, fomos o primeiro partido a reafirmar o compromisso com o processo de reeleição de Edvaldo Nogueira”, contou.

Relação com o PT
O vereador reeleito também falou da posição do PT nesta eleição, que lançou a candidatura de Márcio Macêdo à prefeitura de Aracaju e neste segundo turno declarou “apoio crítico” a Edvaldo Nogueira”. O professor afirmou que o PCdoB e o PT sempre tiveram “uma relação muito respeitosa e fraterna”, mas que foi um equívoco o afastamento do PT a Edvaldo no primeiro turno das eleições. “O PT é um partido de homens e mulheres politicamente inteligente, e portanto não tenho qualquer autoridade para fazer qualquer gerência do PT, ele tem toda autonomia e liberdade. A avaliação política que o PCdoB faz é que foi um equívoco o afastamento, o PT também foi importante na construção da administração de Edvaldo Nogueira, no que pese sai da administração como se fossem inimigos desde criancinha e efetivamente a população acabou não entendendo isso. Resultado, me parece que ficou em quatro lugar no processo eleitoral”.

Linda Brasil na Câmara
Ainda durante a entrevista, o vereador falou sobre sua reeleição e a renovação na Câmara de Aracaju, destacando a representação de Linda Brasil. “Vivemos em um contexto de muita intolerância e desrespeitos sobre os mais diversos aspectos, a condição da mulher, da população LGBT, a população negra, então vivemos um mundo de muita intolerância. E acho que a eleição da Linda e de todo simbolismo que ela carrega é um demonstrativo de que pode haver resistência, de que todos não estão tomados, contaminados por esse infeliz sopro de intolerância que paira sobre o Brasil que a todo instante é reforçado pelo governo federal através do mandatário Bolsonaro”, finalizou.

Leia mais:
PT e Pros oficializam voto em Edvaldo: ‘Aracaju não pode cair nas mãos dessa aventura que está posta”, diz Márcio
“Pelo fato de ser trans, não vou ficar limitada somente à população LBGTQIA+”, diz vereadora eleita Linda Brasil
Seis dos 10 candidatos à reeleição para vereador com mais receitas de campanha venceram em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso