Justiça


TSE conclui fabricação de 225 mil urnas; essa é a maior produção registrada desde de 1996


Publicado 27 de julho de 2022 às 11:20     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou, nesta quarta-feira (27), que conclui o processo de licitação para a aquisição de 225 mil novas urnas eletrônicas. A empresa Positivo Tecnologia, que venceu a licitação para produção dos equipamentos, entregou o último lote. Essa foi a maior produção da história das máquinas de votar, implementado em 1996. O modelo atual, UE2020, corresponde a 21,6% de todas as 1.042.118 urnas fabricadas desde então.

Em julho de 2020, a Positivo venceu a licitação para a produção dos novos modelos da urna eletrônica. O coordenador de Tecnologia Eleitoral da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Rafael Azevedo, conta que a equipe da unidade inspecionou por algumas vezes a fabricação de alguns módulos em Manaus e acompanhou todas as fases de montagem final e procedimentos de segurança dos equipamentos em Ilhéus.

Segundo o TSE, as urnas modelo UE2020 possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. A Corte eleitoral ainda argumenta que o teclado foi aprimorado e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.

As urnas são ponto de tensão entre a corte e o presidente Jair Bolsonaro (PL) que critica o método. Um manifesto, divulgado nesta terça (26) em nome da democracia e de apoio ao sistema eleitoral contou com assinaturas de banqueiros, procuradores da Lava Jato, além de parlamentares.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso