Justiça


Por unanimidade STF autoriza realização da Copa América no Brasil


Publicado 11 de junho de 2021 às 15:29     Por Dhenef Andrade     Foto Tânia Rego / Agência Brasil

Por 11 a 0, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizaram a realização da Copa América 2021 no Brasil. A decisão ocorreu na noite desta quinta-feira (10) após sessão extraordinária que analisou três ações sobre o evento.

Uma delas é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, que pedia a suspensão da competição em caráter liminar por conta do risco de aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus (covid-19). A segunda é do PSB, que argumentou que a Copa no Brasil viola direitos fundamentais à vida e à saúde. Ambas tiveram como relatora a ministra Cármen Lúcia. A última, que teve Ricardo Lewandowski como relator, é do PT e defende que a autorização do evento no país viola o direito à saúde.

Com a unanimidade fica mantida o evento, que tem início neste domingo (13), nas cidades-sede confirmadas: Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia. A Copa América foi inicialmente planejada para acontecer na Bolívia e Argentina.

As duas, porém, recusaram, por motivos distintos. Os bolivianos enfrentam uma crise política grave e os argentinos temeram a escalada dos casos da covid-19 no país com a realização do torneio. A mudança de sede foi anunciada pela Conmebol no último dia 31 e gerou controvérsia tendo em vista que o país está próximo de chegar a marca de 500 mil mortos pela covid-19.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso