Esporte


SBT entra em briga com Globo para transmitir a Fórmula 1, diz site


Publicado 22 de novembro de 2020 às 15:28     Por Fernanda Sales     Foto Reprodução / TV Globo

O SBT entrou na briga com a Globo para transmitir a Fórmula 1 em 2021. A emissora de Silvio Santos se candidatou após fazer contato com a Liberty Media, empresa americana que é dona da categoria. Segundo informações divulgadas neste domingo (22) pelo Uol, as conversas ainda são iniciais, mas os norte-americanos priorizam um acordo com a Vênus Platinada, que chegou a desistir da negociação, mas decidiu voltar atrás.

O SBT despertou interesse na Fórmula 1 quando a Rio Motorsports tinha os direitos de negociação da transmissão, após a Globo anunciar que o encerramento das negociações com a Liberty Media para renovar o contrato. Segundo a diretoria da emissora paulista, ter a principal categoria do automobilismo mundial na grade de programação dará musculatura ao seu projeto esportivo. Na conversa com os americanos, o grupo ficou de enviar um plano de cobertura nacional da F1.

De acordo com o site, o SBT não transmite provas de automobilismo há 21 anos, desde a exibição da Fórmula Cart em VTs. A categoria deixou de ser disputada em 2007.

Desde a semana retrasada, Liberty e Globo começaram a conversar para a renovação contratual. O acordo vigente se encerra ao final da temporada. A Liberty Media entende que manter a parceria de anos seria o mais prudente neste momento, considerando a retração da economia global, em detrimento de novas apostas. A dona da F1 teve problemas financeiros sérios em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Brasil ainda representa a maior audiência da Fórmula 1 com a exibição em televisão aberta nas manhãs de domingo. O país responde por 23,5% do alcance global da categoria.

Em uma longa negociação com a Liberty, a Globo chegou a anunciar que abriria mão dos direitos da competição pela primeira vez desde 1981, por não concordar com os valores cobrados. Em 2019, a Globo ofereceu cerca de US$ 20 milhões, mas a Liberty queria US$ 22 milhões por ano para a renovação. Agora, a tendência é que as novas tratativas girem em valores inferiores. A própria Globo confirmou, em comunicado, que os valores do possível novo contrato serão compatíveis com o atual momento da economia mundial.

Leia mais:
SBT decide mudar data do confronto entre Flamengo e Racing para ter mais audiência que a Globo

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso