O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta para um começo de mês marcado por extremos climáticos em várias partes do país. HOJE, quinta-feira (02/07), e também na sexta-feira (03/07), o Sul do Brasil continua sob risco de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento que podem superar 60 km/h e até queda de granizo em pontos do centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
“As instabilidades estão associadas a uma frente estacionária combinada a ventos fortes nas camadas superiores da atmosfera”, explica o órgão meteorológico.
No mesmo período, uma massa de ar polar avança pelo extremo sul gaúcho, derrubando as mínimas para cerca de 2 °C e favorecendo geadas em áreas elevadas de Santa Catarina. Ainda assim, no noroeste do Paraná as máximas podem atingir 30 °C, revelando o contraste térmico típico desta época.
Para todo o mês, a previsão indica chuvas acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sudeste do Paraná. Já o norte paranaense tende a registrar precipitação abaixo do normal. Quanto às temperaturas, o Inmet projeta valores levemente superiores ao histórico no centro-oeste paranaense e em boa parte do território catarinense, enquanto o Rio Grande do Sul deve ficar dentro do padrão — com exceção do centro-oeste gaúcho, onde os termômetros podem subir 1 °C além da média.
No Sudeste, julho começa estável por causa de um sistema de alta pressão. HOJE, as mínimas variam entre 8 °C e 10 °C no sul de Minas Gerais, enquanto o oeste paulista e o Rio de Janeiro registram calor de até 32 °C. Amanhã, a chegada de uma frente fria aumenta a chance de chuva isolada no litoral fluminense e no leste de São Paulo, ao passo que Espírito Santo, Minas Gerais e interior paulista seguem sem precipitação significativa.
Como Associado da Amazon, recebo por compras qualificadas.
“A tendência é de leve queda de temperatura na sexta-feira, com mínimas de 6 °C a 8 °C no sul mineiro e máximas em torno de 30 °C no oeste paulista”, detalha o boletim.
Ao longo do mês, o instituto projeta volumes de chuva abaixo da média no Espírito Santo, mas até 50 mm acima do normal no extremo sul paulista. As temperaturas tendem a ficar de 1 °C a 1,5 °C acima das referências históricas, principalmente no oeste de Minas Gerais.
Na Região Norte, pancadas isoladas permanecem HOJE sobre o oeste e norte do Amazonas, Roraima, Amapá, Ilha do Marajó e partes do Pará, com trovoadas e ventos fortes. As mínimas rondam 13 °C, enquanto as máximas podem chegar a 38 °C. Amanhã, a chuva mais intensa concentra-se na faixa norte amazonense, mas continua rápida e localizada no Amapá, norte do Pará, Roraima e oeste acriano. O mês tende a apresentar precipitação acima da média apenas no Amapá e no noroeste do Pará, enquanto boa parte do Amazonas e o extremo norte de Roraima devem receber menos água que o habitual. A temperatura ficará aproximadamente 1 °C acima do normal em quase toda a região, chegando a 1,5 °C em pontos do Pará, Acre e Tocantins.
No Nordeste, o interior permanece sem chuva significativa HOJE e amanhã. Nas faixas litorâneas, do Rio Grande do Norte à Bahia, podem ocorrer precipitações fracas e pontuais. As mínimas variam de 11 °C a 13 °C; as máximas, entre 34 °C e 36 °C. Durante julho, o litoral sul da Bahia, o centro e o nordeste de Pernambuco, além do leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, devem registrar volumes abaixo da média. O calor, porém, predomina, com termômetros até 1 °C acima das referências, sobretudo no Maranhão e no centro-sul do Piauí.
Já no Centro-Oeste, o Inmet não prevê chuva para HOJE nem para a sexta-feira. Uma massa de ar frio reduz as temperaturas no oeste e sul do Mato Grosso, onde as mínimas ficam entre 7 °C e 9 °C, enquanto as máximas alcançam 36 °C em áreas mais quentes. A tendência mensal é de acumulados próximos à média histórica, com possíveis desvios apenas no centro-norte do Mato Grosso do Sul, segundo as projeções iniciais.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









