O vereador Iran Barbosa, do PSOL, propõe a realização de audiências públicas para debater o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju. A sugestão foi apresentada por meio da Indicação nº 928/2026 e lida na Câmara Municipal na manhã de hoje, 3 de julho de 2026.
A proposta será enviada ao Poder Executivo e sugere a participação técnica de diversas entidades nas audiências. Entre os convidados estão o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SE), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles, a Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Sergipe (AGB/SE), além de outras entidades representativas da sociedade civil e da comunidade acadêmica.
“O objetivo desta iniciativa é ampliar o debate qualificado sobre temas estratégicos para o desenvolvimento urbano, regional e ambiental da nossa cidade, notadamente no âmbito da discussão da formulação do nosso novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, garantindo transparência, pluralidade de vozes e a integração entre governo, instituições de ensino, conselhos profissionais e sociedade organizada”, explicou o vereador Iran Barbosa.
Segundo o parlamentar, as audiências públicas do PDDU são fundamentais para a elaboração de políticas mais robustas, que sejam baseadas em conhecimento técnico e científico, e que atendam às necessidades da população de Aracaju em relação ao desenvolvimento da cidade. Vale lembrar que o atual PDDU aguarda revisão desde o ano de 2000.
“Essa revisão está mais do que atrasada. O Plano Diretor vigente é de 2000. Isso significa dizer que estamos, após sucessivos fracassos na sua revisão, com o mais importante documento de desenvolvimento do nosso município pensado para a realidade de uma outra cidade. Não há mais tempo a perder. Precisamos fazer essa revisão com urgência e responsabilidade, envolvendo a sociedade e aqueles que têm qualificação técnica para contribuir com essa formulação”, reforçou Iran Barbosa.
A proposta de audiências públicas visa criar um espaço de diálogo e discussão, permitindo que diferentes segmentos da sociedade contribuam para a construção de um Plano Diretor que atenda às demandas atuais e futuras da capital sergipana.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.




