Saúde


Após reunião e ameaça de interdição, Hospital Universitário de Lagarto receberá 50 profissionais da saúde


Publicado 26 de julho de 2022 às 13:58     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Governo de Sergipe

Após uma reunião para tratar sobre a falta de profissionais da saúde e superlotação no Hospital Universitário (HU) de Lagarto, no Sul de Sergipe, o Ministério Público Federal (MPF) informou que celebrou um acordo para garantir a contratação de 29 médicos, sendo 7 anestesistas e 22 clínicos gerais, além de 8 enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem para o atendimento na unidade hospitalar. O acordo foi realizado, nesta segunda-feira (25), com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HU, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) e os conselhos regionais de Medicina e Enfermagem.

Segundo o MPF-SE, a unidade de saúde sofre falta de pessoal e consequente superlotação, com leitos improvisados e com diversos pacientes nos corredores, inclusive na ala amarela, que é para onde são levados os casos graves. Na semana passada, as diretorias dos Conselhos Regionais de Medicina (Cremese) e de Enfermagem (Coren-SE) chegaram a ameaçar interditar áreas da unidade caso número de profissionais não seja regularizado. De acordo com a procuradora da República Aldirla Albuquerque, com estas contratações, fica garantido o atendimento de urgência e emergência na unidade.

Conforme informou o MPF-SE, os médicos clínicos gerais, os enfermeiros e os técnicos de enfermagem serão convocados pela Ebserh a partir de concurso que está em vigência, entrando em serviço até 4 de agosto. Já os sete anestesistas serão contratados pelo Governo do Estado de Sergipe, que deve informar o MPF das tratativas até esta terça-feira (26).

Nesta quarta-feira (27), representantes do Conselho de Administração da Ebserh deverão vir a Sergipe para visita ao HU Lagarto, com o objetivo de assegurar soluções definitivas para a falta de pessoal na unidade, garantindo assim o atendimento permanente da população. Além da visita técnica, será realizada reunião para discutir a ampliação dos quadros de enfermeiros e técnicos de enfermagem entre o Conselho de Administração da Ebserh, a diretoria do HU Lagarto e o Conselho Regional de Enfermagem.

Leia mais:
Conselhos de Enfermagem e Medicina ameaçam interdição de áreas do Hospital Universitário de Lagarto



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso