Política


‘Essa PEC fere de morte a autonomia e independência do Ministério Público’, critica procuradora-chefe do MPF


Publicado 15 de outubro de 2021 às 15:02     Por Roberta Cesar     Foto Fernanda Sales / AjuNews

A procuradora-chefe do Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe, Eunice Dantas, afirmou ao AjuNews que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 05/2021, em trâmite na Câmara dos Deputados, fere a autonomia do Ministério Público. A declaração foi dada durante um ato contra a PEC, nesta sexta-feira (15), na sede do MP-SE, em Aracaju.

“Essa PEC fere de morte a autonomia e independência funcional do Ministério Público e, consequentemente, também a sociedade porque a instituição que está sempre a defesa da sociedade é o Ministério Público”, criticou Eunice.
.
Para a procuradora-chefe do MPF-SE, a PEC vem para conter a atuação do MP, porque visa interferir na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “O CNMP pode atuar na intervenção administrativa e financeira do Ministério Público, não na atividade finalística”.

De acordo com Eunice Dantas, essa alteração visa interferir na atividade finalística do Ministério Público. “Aumenta o número de conselheiros que serão indicados pelo Congresso Nacional, ou seja, há uma interferência política porque eles passarão até a ter um número, inclusive um maior número que o indicado pelo Ministério Público; o Corregedor-Geral passaria a ser também um indicado politicamente”.

Ainda na oportunidade, a procuradora-chefe do MPF-SE destacou que se a PEC “passar do jeito que foi proposta, o Ministério Público perderá sua autonomia e independência, que é dada ao Ministério Público não para proteção interna, e sim para que a gente possa proteger a sociedade”.

Leia mais:
“A política não pode interferir nas ações do MP”, defende Fábio Henrique; veja vídeo
Procurador-Geral de Justiça de Sergipe afirma que PEC 05/2021 busca interferência do Legislativo no MP



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso