Justiça


Justiça autoriza saque de R$ 500 milhões da Vale para que Minas use no combate ao coronavírus


Publicado 01 de abril de 2020 às 10:26     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação/Presidência da Republica

A Justiça de Minas Gerais autorizou, nesta terça-feira (31), o saque de R$ 500 milhões das contas bloqueadas da Vale, por causa do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, segundo o site G1. O dinheiro é resultado de um acordo entre o estado e a mineradora, para que o recurso seja usado no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) e tratamento de pacientes infectados.

O valor liberado é considerado uma antecipação da indenização dos danos indicados na sentença de condenação parcial de julho de 2019, determinada pelo juiz Elton Pupo Nogueira, o mesmo que assinou a autorização desta terça-feira (31). O magistrado ainda registrou que, mesmo após um ano e dois meses do rompimento, ainda não foi possível realizar a avaliação completa dos danos, uma vez que provas ainda estão sendo produzidas.

A barragem da Vale se rompeu em Brumadinho no dia 25 de janeiro de 2019. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, 259 mortos foram identificados. As buscas aos ainda onze desaparecidos foram suspensas durante a pandemia e não há previsão de retorno.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso