Justiça


Justiça determina que Estado de Sergipe realize mutirão de cirurgias cardíacas de média e alta complexidade


Publicado 19 de maio de 2022 às 15:46     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo / Elza Fiúza / Agência Brasil

A Justiça determinou ao Estado de Sergipe que realize, de forma imediata, um mutirão, em caráter paliativo, para a realização de cirurgias cardíacas de média e alta complexidade, atendendo os pacientes diagnosticados e regulados na lista de espera informada nos autos do processo. A decisão acontece após uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe (MP-SE) e divulgada, nesta quinta-feira (19).

De acordo com o MP-SE, o Estado deverá contratualizar novos prestadores, em Sergipe ou em outra Unidade da Federação, através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a fim de que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados no tempo compatível com a urgência exigida para cada caso, de modo a ampliar o número mensal de cirurgias em, pelo menos, mais 30 procedimentos, além do já contratualizado com o Hospital de Cirurgia.

Na Liminar, o Judiciário também determinou que o Estado amplie o serviço de cardiologia de média e alta complexidade, mediante a repactuação com o Hospital de Cirurgia, único referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.

O MP-SE informou que ajuizou a Ação Civil Pública (nº 202111801359) em 2021 com o objetivo de solucionar o fluxo de atendimento aos pacientes cardiopatas por desassistência e ausência de vagas no Hospital de Cirurgia.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso