Justiça


Justiça Federal proíbe reformas e novas construções nas praias do Abaís e Caueira


Publicado 11 de fevereiro de 2020 às 15:41     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Google Street View

A Justiça Federal proibiu novas construções ou reformas em imóveis das praias sergipanas do Abaís, no município de Estância, e Caueira, na cidade de Itaporanga d’Ajuda, após o ajuizamento de duas ações do Ministério Público Federal (MPF). A informação foi divulgada pelo MPF, nesta terça-feira (11). A medida foi decidida em acordo judicial sobre a praia do Abaís e em decisão liminar no caso da Caueira. A suspensão vale até o julgamento das ações.

A medida foi decidida em acordo judicial sobre a praia do Abaís e em decisão liminar no caso da Caueira. As suspensões das construções vão até o julgamento das ações. São réus nas ações os municípios de Itaporanga e Estância, a União, o Estado de Sergipe, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entenda o caso
Em dezembro de 2018, o MPF ajuizou duas ações para promover a regularização ambiental em área de proteção permanente nas praias do Abaís e Caueira. Os processos têm um caráter fundamentalmente ambiental e não há pedido imediato de demolição de imóveis. São réus nas ações os municípios de Itaporanga e Estância, a União, o Estado de Sergipe, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a decisão, os réus ficam responsáveis por promover a vigilância da área, emitindo relatórios para a Justiça. Caso as fiscalizações identifiquem uma nova construção, os órgãos responsáveis deverão promover a sua demolição imediata, inclusive de novas reformas realizadas em imóveis já existentes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso