Justiça


MPF concede mais 20 dias para conclusão de inquérito sobre caso Genivaldo


Publicado 03 de agosto de 2022 às 06:31     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Sindiprev

O Ministério Público Federal (MPF) concluiu por autorizar, nesta terça-feira (2), a extensão em mais 20 dias para que a Polícia Federal (PF) finalize o inquérito sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba, Sul de Sergipe. O fato aconteceu em 25 de maio após três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) colocarem e sufocarem o homem, durante a abordagem, dentro do porta-malas da viatura.

Essa é a segunda prorrogação do prazo original, de 30 dias. O órgão já havia autorizado no fim de junho a primeira prorrogação devido a PF argumentar que aguardava resultado dos laudos do IML e do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O novo pedido também usa o mesmo argumento, complementando que conclusão das investigações já estão em fase final.

Relembre o caso
Após a morte de Genivaldo a PRF divulgou nota à imprensa em que afirmava que o homem havia resistido ativamente à ação da equipe policial. A nota seguia afirmando que em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção.

No entanto, o teor do documento foi contrariado por inúmeros vídeos gravados por populares que presenciaram a abordagem. As imagens mostram que Genivaldo de Jesus Santos não resistiu ativamente ao ser abordado pelos policiais, tampouco foram empregadas “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” contra ele.

Leia mais
PF pede nova prorrogação em inquérito sobre morte de Genivaldo; MPF analisa solicitação



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso