Justiça


TJ-SE recebe kits biométricos para identificação de presos


Publicado 02 de agosto de 2021 às 19:46     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / TJ-SE

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entregou, nesta segunda-feira (2), os 11 equipamentos biométricos destinados ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) para identificação civil de presos. De acordo com o órgão, o objetivo é garantir mais confiabilidade nas informações de pessoas sob custódia do Estado e ampliar o acesso a políticas de cidadania, em especial a emissão de documentos.

Segundo o TJ-SE, com o envio dos kits, os objetos serão incluídos nas audiências de custódia, assim como nas unidades do sistema prisional. O Desembargador Corregedor-Geral e Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Sergipe (GMF/TJSE), Dr. Diógenes Barreto, destaca a importância da chegada dos kits.

“A parceria entre CNJ e os Poderes Executivo e Judiciário para a realização da identificação civil das pessoas privadas de liberdade através da coleta biométrica será um grande salto nas políticas e serviços penais no Estado de Sergipe, uma vez que trabalharemos com a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirmou o desembagador.

Além do TJ-SE, a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor também receberá kits biométricos para a identificação civil das pessoas que já estão custodiadas nos estabelecimentos penitenciários de Sergipe, em especial os pré-egressos no sistema carcerário.

De acordo com o cronograma fornecido pelo CNJ, no mês de agosto ocorrerão os trâmites envolvendo assinatura do Termo de Doação, instalação e testes dos equipamentos. Em setembro, estão previstos o treinamento do fluxo de identificação e o cadastramento de usuários ao sistema. A previsão é que, a partir de outubro, comece a operação efetiva de todo o fluxo da identificação biométrica das pessoas privadas de liberdade.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso