Durante cerimônia realizada HOJE (30/06) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou o novo Plano Safra voltado à agricultura familiar e reiterou que garantir comida na mesa dos brasileiros é uma questão de soberania nacional. O pacote disponibiliza R$ 97,7 bilhões em linhas de crédito, seguro rural, compras públicas, assistência técnica e extensão rural.
Lula recordou conversa que teve anos atrás com o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, quando foi convidado a observar aviões de caça. Na lembrança, o brasileiro frisou que a prioridade deveria ser a produção de alimentos.
“Você sabia que a melhor arma que um país tem que ter é alimento? Você sabia que nós temos que ter soberania alimentar?”, questionou Lula na ocasião, reproduzindo a fala nesta terça-feira.
Segundo o chefe do Executivo, o Brasil só deve importar produtos que não consiga produzir em quantidade ou qualidade suficientes.
No evento, ele incentivou agricultores familiares a acessarem o crédito anunciado e revelou que o governo negocia com bancos públicos a redução das taxas de juros. “Quando o produtor pega financiamento, o dinheiro gira na comunidade, estimula o comércio local e fortalece a economia como um todo”, argumentou.
Lula também mencionou a grande quantidade de terras pertencentes à União e defendeu que áreas improdutivas sejam destinadas à produção rural. “Nem os nossos militares necessitam de tanta terra mais. Nós não vamos ter guerra; somos da paz”, afirmou.
Presente à solenidade, a presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Vânia Marques, celebrou o reconhecimento do governo ao trabalho no campo.
“Isso é oportunidade para quem acorda de manhã, faça sol ou faça chuva, para produzir e fazer com que o alimento chegue às nossas mesas”, declarou.
Ela elogiou políticas públicas que ampliam o acesso de mulheres rurais ao crédito e destacam o papel do segmento no combate à desigualdade e à violência doméstica. Ainda segundo Vânia, agricultores familiares podem contribuir na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas ao preservar nascentes, recuperar solos e cultivar sementes crioulas.
O governo também apresentou o Plano Safra 2026/2027 para a produção empresarial, estimado em R$ 525,1 bilhões. A iniciativa, de acordo com o Ministério da Agricultura, busca impulsionar a oferta interna de alimentos e, ao mesmo tempo, manter o país competitivo no mercado externo.
Ao final, Lula manifestou solidariedade ao povo venezuelano pelas 1.943 mortes confirmadas após os terremotos que atingiram o país na semana passada. Ele informou que 10.571 pessoas ficaram feridas, 15.866 estão desabrigadas e mais de 58 mil prédios podem ter sido afetados. O presidente anunciou que o Brasil encaminhará toda ajuda possível.
“Queremos que o povo venezuelano saiba que pode contar com nossa mão estendida”, afirmou antes de pedir um minuto de silêncio.
A cerimônia encerrou com aplausos de lideranças rurais, parlamentares e representantes de movimentos sociais, que acompanharam a promessa de novos investimentos e a defesa de juros mais baixos para fortalecer a produção no campo.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.




