Mundo


Ao menos 170 pessoas morrem após chuvas, deslizamentos e enchentes na Europa


Publicado 18 de julho de 2021 às 08:55     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Twitter

Ao menos 170 pessoas morreram e milhares estão desaparecidas após um temporal histórico atingir a Europa, na sexta-feira (16), principalmente na Alemanha e na Bélgica, segundo autoridades dos países. Nos locais, enchentes destruíram casas após rompimento de uma barragem.

O país mais afetado até o momento é a Alemanha, onde 143 mortes foram confirmadas e 1,3 mil pessoas estão desaparecidas apenas em um distrito ao sul de Colônia, no oeste do país. Segundo a polícia, aproximadamente 700 moradores foram retirados de suas casas no fim da sexta-feira (16).

“Os níveis de água foram se estabilizando desde a última noite, é possível dizer que a situação é estável”, afirmou o prefeito de Wassenberg, Marcel Maurer. “É muito cedo para dizer que estamos livres, mas estamos cautelosamente otimistas”, acrescentou.

Na Bélgica, a contagem de mortes subiu para 27, segundo o centro nacional de crise, que está coordenando a operação de resgate.

“Infelizmente, temos que presumir que esse número continuará crescendo nas próximas horas e dias”, afirmou o centro em um comunicado. Além disso, também há enchentes e danos materiais em outros dois países, Holanda e Luxemburgo.

O número de vítimas pode aumentar devido a deslizamentos de terra e casas sendo arrastadas pelos rios ou desabando devido à força da água na sexta-feira (16).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso