Mundo


Apesar de imagens de feridos, Rússia nega ataques contra civis ucranianos


Publicado 26 de fevereiro de 2022 às 15:20     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Twitter /

Dois dias após o início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, diversas imagens que mostram a destruição e pessoas feridas começaram a circular pelas redes sociais. No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, negou ataques contra civis e afirmou que não houve bombardeios contra “infraestrutura civil’.

De acordo com a CNN, a declaração foi feita durante uma acalorada coletiva de imprensa. Apesar das palavras do ministro russo, os relatos de ucranianos mostram o contrário.

Nesta sexta-feira (25), um vídeo registrou o momento em que um tanque de guerra supostamente russo passou por cima do carro de um civil ucraniano. Nas imagens é possível ver que o veículo estava em alta velocidade e mudou sua rota de forma repentina, esmagando o carro. De acordo com o jornal O Globo, o motorista, um idoso, conseguiu ser resgatado com vida.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou a Federação Russa de “crimes de guerra”, após denúncias de um suposto bombardeio na região nordeste da cidade ucraniana Sumy. As bombas teriam atingido um jardim de infância em Okhtyrka, e ferido várias crianças.

“Houve um bombardeamento “Furacaneami” em okhtyrcí, entrei em uma matriz residencial, bomboshovi. a, jardim de infância. Havia muita gente. Não sabemos o número de feridos e mortos, há crianças gravemente feridas.Este foi o terceiro bombardeamento de Okhtyrka para hoje”, disse o ministro em uma publicação no Facebook.

Por meio do Twitter, a Anistia Internacional, organização não governamental que defende os direitos humanos, publicou um comunicado afirmando que “qualquer ataque deliberado a civis e propriedades civis, e ataques indiscriminados que matam ou ferem civis constituem crimes de guerra”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso