Política


EUA: Porta voz de Biden afirma que não há data para conversar com o Brasil


Publicado 21 de janeiro de 2021 às 09:46     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Instagram

O novo presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, parece não ter pressa em estabelecer relações com o Brasil. De acordo com informações de O Globo, o norte-americano tem planos de ligar para vários líderes mundiais nos próximos dias, mas o país da América do Sul não será uma prioridade.

A afirmativa foi feita pela porta-voz do governo dos Estados Unidos, Jen Psaki (foto em destaque), nesta quarta-feira (20), em sua primeira entrevista coletiva na Casa Branca. “Não há data para conversar com o Brasil”, disse Psaki.

A porta-voz afirmou ainda que a agenda ambiental será uma das prioridades do novo governo. “Teremos mais o que falar sobre o Brasil nos próximos meses”, disse.

Biden já havia criticado a forma como o atual governo brasileiro lida com a Amazônia durante debate eleitoral em setembro de 2020. Na ocasião, o norte-americano sugeriu “consequências econômicas” contra o Brasil caso a devastação da floresta amazônica prossiga.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) somente reconheceu a vitória do democrata após mais de um mês dos resultados eleitorais. Nesta quarta, dia da posse de Biden como o 46º presidente dos EUA, Bolsonaro amenizou o tom.

O brasileiro enviou uma carta cumprimentando o norte-americano, e por meio das redes sociais, Bolsonaro afirmou que Brasil e Estados Unidos têm longa e sólida relação, baseada “em valores elevados”. “Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, escreveu.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso