Mundo


Joe Biden fecha espaço aéreo americano para Rússia e afirma que EUA só lutarão por aliados da Otan


Publicado 02 de março de 2022 às 10:42     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Twitter

O presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, anunciou o fechamento do espaço aéreo do país para os voos da Rússia, nesta terça-feira (1°). O anúncio foi feito durante o primeiro discurso de Estado da União no Capitólio.

“Esta noite estou anunciando que nos juntaremos aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos – isolando ainda mais a Rússia – e adicionando um aperto adicional – em sua economia. O rublo perdeu 30% de seu valor”, afirmou Biden.

Durante o discurso, Biden afirmou ainda que a Rússia de Vladimir Putin pagará “o preço pela invasão” da Ucrânia. Além disso, o democrata ressaltou que as forças dos Estados Unidos não estão indo à Europa para lutar na guerra, mas sim defender os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Para esse fim, mobilizamos forças terrestres americanas, esquadrões aéreos e desdobramentos de navios para proteger os países da Otan, incluindo Polônia, Romênia, Letônia, Lituânia e Estônia”, disse.

Em uma semana, a Rússia já atacou as duas principais cidades da Ucrânia. A segunda maior cidade do país, Kharkiv e a capital Kiev. Nesta terça (1°), o exército russo bombardeou uma torre de transmissão de TV em Kiev, capital ucraniana. Segundo a Ucrânia, ao menos cinco pessoas morreram no novo ataque.

Leia mais:
Cinco pessoas morrem após ataque russo a torre de TV em Kiev; veja vídeo
Sergipana ajuda brasileiros a saírem da Ucrânia: ‘A guerra passa a ser por sobrevivência’
ONU pede que países ajudem vítimas da guerra na Ucrânia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso