Mundo


Jornal afirma que terrorista número 2 da Al Qaeda foi morto secretamente; Governo do Irã nega


Publicado 14 de novembro de 2020 às 16:30     Por Roberta Cesar     Foto Reprodução / FBI

O terrorista Abdullah Ahmed Abdullah, conhecido como Abu Muhammad al-Masri, número 2 da Al Qaeda, foi morto de forma secreta pelas forças armadas do Irã, segundo noticiado pelo jornal The New York Times, nesta sexta-feira (13). No entanto, o governo iraniano negou a morte do terrorista, neste sábado (14).

Em um comunicado oficial, os iranianos acusam os Estados Unidos (EUA) e Israel de vazar falsas informações sobre ações de grupos terroristas no Oriente Médio. “De vez em quando, Washington e Tel Aviv tentam amarrar o Irã a tais grupos mentindo e vazando informações falsas para a mídia a fim de evitar a responsabilidade pelas atividades criminosas desse grupo e de outros grupos terroristas na região”.

De acordo com a reportagem do The New York Times, fontes da inteligência americana afirmaram que Al-Masri teria morrido baleado em Teerã, há três meses. As fontes ainda informaram que o terrorista teria sido morto por homens ligados a Israel, com apoio dos EUA, infiltrados no Irã. A filha de Al-Masri, Miriam, ex-nora de Osama bin Laden, também teria morrido na ação.

No entanto, a Al-Qaeda, os EUA e Israel ainda não reconheceram oficialmente a informação sobre a morte de Al-Masri. O terrorista é acusado de ter planejado ataques mortais a embaixadas americanas na África, no ano de 1998. Ele estava na lista de procurados do Federal Bureau of Investigation (FBI).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso