Mundo


Líderes da ONU pedem cessar-fogo e defendem fim dos conflitos entre Rússia e Ucrânia


Publicado 28 de fevereiro de 2022 às 16:09     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Guarda de Fronteiras de Estado da Ucrânia

Líderes de países se reuniram para uma sessão emergencial da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na tarde desta segunda-feira (28). Durante o encontro em Nova York, a Rússia foi alvo de severas críticas por ter invadido a Ucrânia e promovido uma série de bombardeios nos últimos cinco dias.

De acordo com os chefes da entidade, o conflito fere a lei internacional. O presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, defendeu um cessar-fogo imediato. “Temos de parar a guerra imediatamente”, frisou. Segundo ele, a negociação é “uma janela de diálogo, uma sombra de esperança”. “Temos de dar uma oportunidade para a paz. Armas são melhores quando não usadas”, completou.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lamentou o momento que a Ucrânia tem vivido, com civis como alvo. “Essa situação é completamente inaceitável. Os soldados devem sair das trincheiras e os líderes buscarem a paz”, defendeu. “Estamos encarando na Ucrânia uma tragédia. Colocar forças nucleares é repugnante. Nada deve justificar um conflito nuclear”, acrescentou.

A sessão emergencial foi aprovada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A movimentação político-diplomática é represália após uma resolução que exigia a retirada imediata das tropas russas do território ucraniano ser vetada por causa de somente um voto contra da Rússia. A Assembleia Geral das Nações Unidas conta com 193 membros.

A Rússia e a Ucrânia vivem o conflito por causa da possível adesão ucraniana à Otan, entidade militar liderada pelos Estados Unidos. Na prática, o presidente russo vê a possível entrada do vizinho na organização como uma ameaça à sua segurança.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso