Mundo


Maior cometa descoberto por brasileiro está viajando na direção da Terra


Publicado 06 de outubro de 2021 às 17:04     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Pixabay

Um dos maiores cometas já observados está vindo em direção à Terra da borda do sistema solar. Segundo os especialistas, ele deve se aproximar ainda mais nos próximos dez anos, até 2031.

O Bernardinelli-Bernstein, batizado em homenagem aos cientistas que o descobriram, foi detectado pela primeira vez em 2014. No entanto, só agora — sete anos depois — os cientistas foram capazes de identificá-lo. Ele tem 150 km de diâmetro, e é cerca de 31 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos astrônomos.

Os cientistas poderão observá-lo e aprender mais sobre a formação do sistema solar conforme ele for se aproximando. “Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos”, disse um dos astrônomos que descobriram o cometa, Gary Bernstein.

“Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece”, acrescentou.

O cometa tem um vasto diâmetro que corresponde à distância entre Rio de Janeiro e Cabo Frio ou São Paulo e Bertioga. Apesar disso, não há motivo para pânico, pois sua órbita está muito longe, o que significa que não vai colidir com a Terra.

O que é um cometa?
Os cometas orbitam o Sol. Eles são como uma bola de neve maciça, feita de gelo e poeira, e algum material rochoso. Pode-se reconhecê-los no céu noturno por suas longas caudas, que podem se estender por milhões de quilômetros.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso