Mundo


Vaticano determina que casamentos homossexuais não podem ser celebrados em igrejas católicas


Publicado 15 de março de 2021 às 17:59     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Vaticano

O Vaticano decidiu que a Igreja Católica não pode celebrar casamentos entre casais do mesmo sexo. A decisão ocorreu, nesta segunda-feira (15), em resposta à Congregação para a Doutrina da Fé, órgão responsável pela doutrina oficial, que possuía dúvidas quanto a permitir ou não a união homoafetiva. A informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a carta emitida, Deus “não pode abençoar o pecado” e foi autorizada pelo Papa Francisco. Ainda de acordo com o documento, homossexuais podem ser aceitos e podem receber bênçãos nas Igrejas, mas casamentos não podem ser abençoados.

O Vaticano afirma que os homossexuais devem ser tratados com dignidade e respeito, mas que o sexo homossexual é “intrinsecamente desordenado.” Os ensinamentos católicos indicam que o casamento entre um homem e uma mulher faz parte do plano divino e tem o propósito de criar uma nova vida. Visto que casais gays não fazem parte desse plano, eles não podem ser abençoados dentro da igreja, disse trecho do documento.

Como chefe da Igreja Católica, Francisco tem defendido que os casais homossexuais tenham proteções legais, mas no que diz respeito à esfera civil, não dentro da Igreja.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso