Polícia


Com aumento de 418% de golpes virtuais em 2020, polícia alerta para atuação de estelionatários durante Black Friday


Publicado 24 de novembro de 2020 às 17:38     Por Roberta Cesar     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Delegacia de Defraudações, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Sergipe alertou sobre os cuidados que se deve ter durante as ofertas da Black Friday e à segurança dos sites para que a população não se torne vítima de golpes praticados por estelionatários. Segundo um levantamento da Polícia Civil, foi registrado um aumento de 418% na ocorrência de golpes de estelionato envolvendo a internet, em 2020.

De acordo com os dados, somente neste ano, de 1º de janeiro a 31 de outubro, foram 2.407 registros de casos de estelionato no ambiente virtual. Desses, 2.039 foram concluídos, sendo 1.125 em Aracaju e 914 no interior. Em 2019, foram 465 casos, com 416 crimes foram concluídos, dos quais 284 aconteceram na capital e 132 nos demais municípios.

A delegada Suirá Paim detalhou que é primordial observar a confiabilidade do site antes de prosseguir a pesquisa de produtos na internet. “Compre apenas em sites confiáveis, bem conceituados no mercado. Pesquise a reputação da empresa em ferramentas como https://consumidor.gov.br/ ou https://www.reclameaqui.com.br/, ou mesmo através dos comentários publicados em redes sociais”, explicou.

Nos casos de empresas de menor porte, a delegada orientou que elementos como o registro do site e o endereço da empresa podem ser verificados em consultas na própria internet. “Consulte o CNPJ, endereço e telefone de contato. Também é possível tentar visualizar a loja através do Google Street View, para ter a certeza que não se trata de uma empresa de fachada”.

Além desses cuidados, a observação do endereço eletrônico do site também contribui para a identificação de links falsos, conforme afirmou Suirá Paim. “Confira o domínio do site (URL), lendo com atenção o que exatamente está escrito na barra de endereço do navegador de internet, pois uma tática comum é mudar apenas um caractere. Nesse caso, o site apresentará o mesmo layout, a mesma tela, utilizada por alguma empresa, mas isso não significa que pertence a ela”, indicou.

Aplicativos e redes sociais
A Polícia Civil também destacou que as ofertas que aparecem nas redes sociais podem remeter às páginas falsificadas, criadas pelos estelionatários do mundo digital. “Evite clicar em links de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou SMS. Acesse a página oficial da loja, digitando o domínio do site na barra de endereço do navegador e procure a oferta desejada. Na dúvida, é possível verificar a confiabilidade do link no site https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/ . Prefira efetuar a compra através do aplicativo mobile desenvolvido pela empresa, caso exista”, destacou a delegada.

Descontos e pagamentos
Suirá Paim salientou que é preciso ficar atento aos detalhes também na hora do pagamento, mesmo após conferir detalhes de autenticidade do site. “Caso opte por efetuar o pagamento através de boleto bancário, após fazer a leitura do código de barras, antes de inserir a senha e autorizar a transação, confira qual a empresa favorecida pelo pagamento. No caso de cartão de crédito, prefira utilizar número de cartão virtual, específico para compras on-line”, instruiu.

Denúncias
As vítimas de golpe no ambiente virtual devem procurar uma delegacia e também entrar em contato com a instituição financeira para comunicar a fraude. Além disso, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Sergipe (Procon-SE) também recebe denúncias sobre descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso