Polícia


Lava Jato: PF apreende obras de arte, carros de luxo e helicóptero em investigação de lavagem de dinheiro na Transpetro


Publicado 12 de janeiro de 2021 às 15:25     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ PF

A Polícia Federal (PF) apreendeu obras de arte, carros de luxo e um helicóptero ao cumprir mandados de busca e apreensão pela 79ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta terça-feira (12). A ação investiga lavagem de dinheiro por meio de imóveis e obras de arte e pagamentos de propina na Transpetro.

De acordo com as autoridades, três mandados foram expedidos no Rio de Janeiro, dois em Brasília, dois em São Luís do Maranhão, dois em São Paulo e um em Angra dos Reis. Segundo o G1, os endereços são de Márcio Lobão e Edison Lobão Filho, filhos do ex-ministro Edison Lobão, que não é alvo da operação.

O Ministério Público Federal (MPF) informou que as ordens judiciais pretendem apreender mais de 100 obras de arte dos investigados e que a perícia dos objetos será feita em Curitiba. Também foram apreendidos carros de luxo e um helicóptero em São Luís, no Maranhão. Após analisadas, as obras devem ser encaminhadas para o Museu Oscar Niemeyer (MON).

Investigações
A PF investiga fraudes em licitações em pagamento de R$ 12 milhões em propina a executivos da Transpetro, entre os anos de 2008 e 2014. O valor era pago em espécie, e a lavagem de dinheiro ocorria por meio da compra de obras de arte e imóveis.

De acordo com as investigações, as notas fiscais e recibos da compra das obras de arte eram emitidos à Receita Federal com valores menores do que os praticados efetivamente. O valor declarado variava de 167% a 529%.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso