Polícia


PF investiga diretor do Hospital Santa Isabel e filhos por lavagem de dinheiro


Publicado 05 de agosto de 2020 às 07:19     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / PF-SE

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (5), a Operação Retificadora que investiga lavagem de capitais e de desvios de recursos públicos destinados ao Hospital Santa Isabel, em Sergipe. Segundo a PF, as investigações tiveram início após a Receita Federal constatar inconsistências na evolução patrimonial declarada de um dos diretores do hospital e seus familiares. O AjuNews entrou em contato com a assessoria do hospital a qual informou que ainda não nenhum posicionamento da direção.

São cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Sergipe. A operação contou com o apoio e a participação de agentes da Receita.

A Receita analisou as Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) dos investigados, relativas aos anos-calendários de 2004 a 2017, e observou que, a partir de 2009, os investigados apresentaram declarações retificadoras de IRPF de anos anteriores com inclusões de altos valores no tipo “dinheiro em espécie – moeda nacional”, sem justificativa da origem do rendimento.

Com base nas informações fornecidas pela Receita, a PF obteve autorização judicial para acessar os dados bancários e fiscais dos investigados. Através de análises, identificaram-se indícios de que a evolução patrimonial dos investigados advém de possíveis desvios de dinheiro público oriundos do Fundo Nacional de Saúde e de alguns Fundos Municipais de Sergipe.

Ainda de acordo com a PF, as principais evidências verificadas foram a emissão de cheques de altos valores em favor de pessoas físicas consideradas atípicas (empregados do hospital com baixa remuneração mensal e familiares dos investigados), a ausência de informações de fornecedores e/ou prestadores de serviços e de notas fiscais nos lançamentos contábeis e a existência de registros contábeis atípicos de saída de recursos.

Atualizada às 14h26



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso