Polícia


Polícia alerta para golpes utilizando transferências bancárias pelo PIX em Sergipe


Publicado 14 de abril de 2021 às 16:32     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil alertou a população, nesta quarta-feira (14), para fraudes através do PIX em Sergipe. Segundo a polícia, os golpistas coletam fotos e números de telefones em redes sociais de comerciantes, servidores públicos e profissionais liberais para aplicar golpes por meio do PIX. Um caso foi registrado em Simão Dias, no dia 4 de abril.

De acordo com o delegado da Delegacia de Simão Dias, Clever Farias, os golpistas entram em contato com as vítimas, usando fotos de perfil de pessoas conhecidas da mesma. Os dados são coletados de forma fraudulenta nas redes sociais. Ao iniciar uma conversa com a vítima, os golpistas pedem para fazer a transferência de dinheiro pelo PIX.

“Normalmente, os criminosos utilizam contas digitais de outros estados da federação. O mecanismo é utilizado para dificultar a identificação dos estelionatários. Aqui na Delegacia, registramos um caso no dia 5 de abril deste ano, que resultou em um prejuízo de R$ 950,00 para a vítima”, disse Clever Farias. Conforme informou a Polícia Civil, há outros relatos de casos idênticos em Lagarto e Aracaju.

A autoridade policial também orientou que seja feita a confirmação da veracidade do pedido antes de enviar qualquer transferência bancária. “Para evitar o golpe, aconselhamos as pessoas a confirmar a identidade de quem solicita a transferência do dinheiro, pelos amigos e familiares, bem como verificar a origem e titularidade da conta beneficiária dos aportes financeiros, em regra de outros estados da federação”, pontuou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso