Polícia


Polícia Civil desarticula quadrilha que extorquia vítimas para desbloquear iPhone


Publicado 20 de janeiro de 2020 às 11:16     Por Anna Moser     Foto Divulgação / SSP

A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que extorquia as vítimas para desbloquear iPhone em Sergipe. Na manhã desta segunda-feira (20), durante entrevista coletiva, a diretora da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), a delegada Mayra Moinhos, detalhou a Operação Eva, que prendeu um integrante do grupo em Aracaju.

De acordo com Moinhos, o suspeito preso tem uma loja na capital sergipana e vendia aparelhos novos e seminovos, além disso, ele também vendia celulares através de aplicativos de troca e venda.

Na coletiva, a delegada explicou como o grupo criminoso agia após o furto dos aparelhos. “Parte do esquema consegue formatar esse aparelho e disponibiliza isso para receptadores que participam de grupos, que disponibilizam vídeos no Youtube, para que eles peguem a expertise de formatar esses aparelhos para revender”, disse.

Segundo a delegada, os integrantes do grupo agiam inicialmente retirando os aparelhos das vítimas “Tudo começa com os roubos e furtos de celulares. Sejam em grandes festas, em via pública ou em um restaurante, como esse em Aracaju, onde uma arquiteta e a esposa de um deputado estadual tiveram seus celulares roubados. Temos vídeos com os assaltos. Os investigadores estão nesse caso há quase um ano”, explicou.

Moinhos ainda detalhou como os criminosos extorquiam as vítimas. “Eles não querem o conteúdo do seu aparelho, eles querem desvincular o usuário do aparelho para que eles possam formatar e vender o aparelho. Quando os receptadores não conseguiam desbloquear, as vítimas sofriam ameaças e extorsões e acabavam cedendo por medo de ter vídeos e fotos divulgadas”, acrescenta.
As investigações duraram aproximadamente um ano e foram identificados receptadores de Alagoas, São Paulo, Pará, Pernambuco e Bahia. Alguns dos integrantes do grupo possuíam mandados de prisão em outros estados.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso