Polícia


Saiba como identificar se cédulas de dinheiro são falsas ou verdadeiras


Publicado 29 de julho de 2021 às 20:07     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Polícia Civil

O Instituto de Criminalística orientou, nesta quinta-feira (29), a população como identificar se a cédula de dinheiro é verdadeira por meio da análise dos elementos de segurança. É comum que as pessoas verifiquem a autenticidade de uma cédula apenas colocando o valor contra a luz ou apenas passando o dedo pela nota. Mas, há um grande conjunto de elementos de segurança desenvolvidos para garantir à população o reconhecimento da cédula de forma mais precisa.

A perita do setor de documentoscopia do Instituto de Criminalística, Thayse Freitas, explicou que colocar a nota contra a luz não garante que o valor seja verdadeiro, é preciso maiores cuidados para não cair no golpe. “Uma pessoa que é leiga por exemplo ela tende a colocar somente a cédula contra a luz para analisar se tem marca d’água, só que isso não é recomendado até para pessoas que são peritas, porque os falsários simulam esses elementos, então o cidadão precisa conhecer mais de um elemento para poder ter certeza se aquela cédula é falsa ou não, no caso de nós peritos a gente analisa todos os elementos que a cédula possui”.

A especialista completou dizendo: “Existem falsificações que recebemos que para uma pessoa leiga que não observe com bastante cuidado pode considerar essa cédula como sendo igual a uma nota autêntica, mas somente com alguns equipamentos específicos conseguimos analisar essa nota e fazer a conclusão somente com os elementos visuais, perceptíveis porque as falsificações elas são cada vez melhores”.

Em casos de suspeitas de que a cédula é falsa, a recomendação é procurar a autoridade policial mais próxima. O dinheiro é retirado de circulação e enviado ao Instituto de Criminalística para examinar sua autenticidade. De acordo com a perita, o repasse de notas falsificadas, com a ideia de se livrar da cédula, pode implicar em penalidades legais.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso