Polícia


Tráfico humano: 42 pessoas são encontradas mortas em caminhão nos EUA 


Publicado 28 de junho de 2022 às 18:30     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução / Redes Sociais

Foram encontrados dentro de um trator-reboque, corpos de pelo menos 58 pessoas que estavam sendo transportadas ilegalmente para o Texas, nos Estados Unidos na noite dessa segunda-feira (27).  Acredita-se que o número de mortos imigrantes indocumentados seja o mais alto dos últimos anos.

Em entrevista para os veículos de comunicação locais, as autoridades municipais e estaduais disseram que os corpos foram encontrados dentro e ao redor de um caminhão que havia sido abandonado. Pelo menos outras 16 pessoas, incluindo crianças, foram levadas vivas para hospitais locais, mas sofrendo de exaustão pelo calor e aparente desidratação.

Ainda de acordo com o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, a situação parecia ser um dos piores episódios de morte de imigrantes nos últimos anos. “A situação dos migrantes em busca de refúgio é sempre uma crise humanitária, mas esta noite estamos lidando com uma terrível tragédia humana.”

O chefe do Departamento de Polícia de San Antonio, William McManus, disse que três pessoas foram presas. No início do dia, os policiais estavam procurando o motorista do veículo, que parecia ter abandonado o caminhão algum tempo antes de ser descoberto em uma área remota perto de trilhos de trem e pátios de salvamento de automóveis a sudoeste do centro da cidade. O chefe McManus não disse se o motorista estava entre os detidos.

O caminhão foi descoberto por um trabalhador de uma empresa próxima que “ouviu um grito de socorro e saiu para investigar”, disse o chefe McManus, acrescentando que o trabalhador encontrou as portas do trailer parcialmente abertas e encontrou vários corpos dentro.

A maioria dos corpos, que incluía homens e mulheres, foi encontrada dentro do caminhão por volta das 18h, embora pelo menos um estivesse fora do veículo. O chefe dos bombeiros, Charles Hood, disse que as pessoas que foram transportadas para hospitais estavam “quentes ao toque” e pareciam estar sofrendo de “insolação, exaustão pelo calor”. O caminhão, embora projetado para ser refrigerado, “não tinha uma unidade de ar condicionado visível e funcional”, disse ele.

As autoridades não disseram como as pessoas morreram, mas sugeriram que o calor extremo foi a causa. San Antonio e outras cidades do Texas têm experimentado um calor em junho que está próximo ou em níveis recordes. A temperatura na segunda-feira na cidade chegou a 100 graus.

Não foi confirmado de onde vieram as pessoas encontradas na segunda-feira. As autoridades locais ainda investigam o local e aguardam para ouvir os sobreviventes. 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso