Política


A pedido de Alessandro, consultor do Senado contesta eleição de presidente Casa


Publicado 25 de setembro de 2020 às 17:00     Por Larissa barros *     Foto Marcos Oliveira / Agência Senado

O consultor do Senado Arlindo Fernandes de Oliveira emitiu uma Nota Informativa, nesta quinta-feira (24), na qual afirma ser inconstitucional a reeleição do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM). A consultoria preparou a nota a pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), integrante do grupo de parlamentares que recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra reeleição de Alcolumbre.

“Qualquer que seja o critério hermenêutico adotado para a leitura do texto constitucional quanto ao critério adotado para a eleição das Mesas das Casas do Congresso Nacional, parece-nos inequívoco que, no mandato subsequente, dentro da mesma legislatura, é vedada a reeleição para os mesmos cargos”, explicou, no documento.

De acordo com a assessoria de imprensa da presidência do Senado o documento não tem caráter de parecer da Consultoria Legislativa da Casa, e além disso, afirmou que a posição dos advogados do Senado é de defender “a observância das prerrogativas constitucionais asseguradas a esta Casa Legislativa para definir a interpretação das suas normas, por meio de deliberação soberana dos 81 Senadores no Plenário”.

Nesta segunda-feira (25), o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, sustentou durante manifestação apresentada ao STF, que a decisão sobre a recondução dos presidentes da Câmara e do Senado cabe exclusivamente ao Congresso Nacional.

No entanto, para Vieira, o PGR confundiu “alhos com bugalhos”, pois, a Constituição não permite a recondução dos membros das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, e as eleições das Mesas acontecem a cada dois anos.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:
PGR sustenta que decisão sobre reeleição de Maia e Alcolumbre cabe ao Congresso
“Confunde alhos com bugalhos”, diz Alessandro sobre parecer da PGR a respeito da reeleição de Maia e Alcolumbre
‘Deixei de ser atendido por Alcolumbre’, diz Alessandro após posicionamento contra reeleição do presidente do Senado
Alessandro Vieira integra grupo de senadores que recorre ao STF contra reeleições de Maia e Alcolumbre



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso