Política


Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski são eleitos presidente e vice do TSE


Publicado 15 de junho de 2022 às 11:20     Por Dhenef Andrade     Foto Valter Campanato / Agência Brasil

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniu em sessão administrativa nesta terça-feira (14) para eleger, por meio de voto secreto, os próximos presidente e vice-presidente da Corte. Na eleição, conduzida pelo ministro Edson Fachin, foram eleitos os ministros Alexandre de Moraes, para presidente, e Ricardo Lewandowski, para vice. A sessão solene de posse acontecerá no dia 16 de agosto.

Fachin, atual presidente, desejou tranquilidade e boa sorte no cumprimento da missão aos colegas que o sucederão a partir de 16 de agosto. “A Justiça Eleitoral contará com a temperança e a sabedoria para navegar nessas águas que reclamam, neste momento, firmeza e serenidade”, afirmou.

Em seu discurso, Moraes afirmou que a “Justiça Eleitoral não permitirá que milícias, pessoais ou digitais, desrespeitem a vontade soberana do povo e atentem contra a democracia no Brasil”. O eleito disse ainda que momento é de fortalecimento da democracia, por meio de eleições limpas, seguras e transparentes.

Perfil
Moraes tomou posse no Supremo Tribunal Federal em março de 2017, indicado pelo presidente Michel Temer. Ele tem 53 anos. Está no TSE também desde 2017, quando assumiu uma vaga de ministro substituto.

Alexandre de Moraes se formou em direito pela Universidade de São Paulo em 1990. É doutor em direito do estado. Foi promotor de Justiça em São Paulo por 11 anos. Em 2002 foi nomeado secretário de Justiça do estado. Depois, foi secretário de Segurança Pública e ministro da Justiça do governo Temer.

Leia mais
Lula tem o dobro de intenção de voto sobre Bolsonaro em Sergipe, aponta pesquisa Ipese/Fan



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso