Política


Arthur Lira afirma que Congresso vai buscar comando do Orçamento


Publicado 21 de fevereiro de 2021 às 14:46     Por Peu Moraes     Foto Luís Macedo / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que o Congresso vai buscar o comando do Orçamento da União, acabando com a vinculação de verbas para qualquer área, incluindo Saúde e Educação. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, neste domingo (21).

“O Congresso hoje é um carimbador do Orçamento. O Orçamento vem pronto, todo pré-fixado, com 96% de despesas carimbadas. Defendo a desvinculação total do Orçamento. Eu defendo. Se o Congresso vai votar, se não vai votar… Aí a gente tem que ter o respeito de ouvir todos. A população tem de escolher o deputado”, disse.

Na entrevista, Lira também pontou que um dos erros do Brasil seria esse modelo de controle de despesas. “Onde as maiores democracias são fortes? Onde o Orçamento é do Legislativo. Quem vai executar é o Executivo. Mas quem diz onde vai executar, quanto vai executar e em que área é o Legislativo”, ressaltou.

O parlamentar acrescentou que é favorável à criação de um programa de auxílio permanente que não tenha as limitações do Bolsa Família e diz que há um contexto favorável para aprovar o mais rápido possível as reformas econômicas. O congressista negou que o bloco do Centrão esteja buscando cargos dentro do Governo Federal, mas defendeu que Congresso tenha voz predominante sobre recursos federais e descartou CPI da Covid.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso