Política


Baleia Rossi diz que analisará pedidos de impeachment contra Bolsonaro caso eleito presidente da Câmara


Publicado 25 de janeiro de 2021 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP), disse que irá analisar os pedidos de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), caso seja eleito. Em entrevista ao UOL, Rossi, que é apoiado pelo atual presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a sua atribuição no assunto.

Segundo ele, “isso não é bandeira de campanha. Mas é preciso deixar claro que a análise de impeachment é uma atribuição do presidente da Câmara. Meu compromisso é que todos pedidos sejam analisados de acordo com o que diz a Constituição”.

O deputado federal ainda destacou a falta de articulação política do governo, afirmando que a gestão “precisa ter uma agenda para gerar uma adesão programática, isso é o que dará confiança. Até agora, isso não ocorreu, tornando a relação frágil”.

Enquanto Baleia Rossi é apoiado por Rodrigo Maia, Jair Bolsonaro tem sido um aberto apoiador de Arthur Lira (PP-AL), principal rival de Baleia na disputa pela presidência da Câmara. A eleição será no dia 1º de fevereiro.

Reforma Tributária
Ao criticar os constantes atritos públicos entre Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, Baleia Rossi defendeu a Reforma Tributária. Segundo ele, “já passou da hora” de as mudanças serem aprovadas pela Casa.

“Em vez de apontar quem é o culpado, devemos apresentar sugestões. Não vou ficar falando de passado, mas de futuro. Passou da hora de a gente votar a Reforma Tributária para gerar emprego e renda. Temos de aprová-la no primeiro trimestre”, declarou.

Já sobre a independência do Congresso em relação ao Planalto, Rossi destacou a necessidade de ação dentro da Constituição, e alfinetou a relação entre Arthur Lira e Jair Bolsonaro.

“Está nítido que nós seremos independentes de fato. O meu adversário já depende do governo para se eleger. Vamos agir de forma altiva, de dentro do que diz a Constituição. Ela contém todos os instrumentos necessários. Não vou agir sozinho, mas expressar o que a Câmara majoritariamente achar adequado, pontuou.

Leia mais:
Baleia Rossi e Arthur Lira oferecem cargos via governadores para evitar traições na eleição da Câmara



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso