Política


Campanha eleitoral começa em 16 de agosto, e propaganda no dia 26; veja as regras


Publicado 09 de agosto de 2022 às 13:47     Por Redação AjuNews     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A propaganda eleitoral para as eleições deste ano começa oficialmente no dia 16 de agosto. Além disso, a data também dará o início à realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Também fica autorizada a propaganda na mídia impressa e na internet.

O horário eleitoral no rádio e na televisão está programado para iniciar no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno. O período de veiculação de propaganda ocorrerá entre 16 de agosto até 1° de outubro, véspera das eleições.  No dia do pleito, qualquer ato de propaganda poderá ser caracterizado como crime de boca de urna.

Os atos e divulgação obedecem a regras específicas da Lei das Eleições e quaisquer abusos devem ser coibidos pela Justiça Eleitoral.

A legislação eleitoral proíbe, desde 2006, a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Com informações da Agência Câmara de Notícias



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso