Política


CPI chega a principais contas de disparo irregular de WhatsApp nas eleições


Publicado 16 de janeiro de 2020 às 16:16     Por Redação AjuNews     Foto Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no Congresso identificou uma lista com as linhas telefônicas de WhatsApp responsáveis pelas maiores quantidades de disparo de mensagens em massa durante a campanha eleitoral de 2018. As informações foram publicadas pelo Uol que teve acesso a documentos analisados na comissão. Os responsáveis pelas contas e endereços de IP podem ser intimados a depor e revelarem o que sabem do esquema.

De acordo com a reportagem, o levantamento foi feito a partir de documentos que a empresa remeteu à comissão de inquérito em novembro passado. Entre as 400 mil contas que representantes do aplicativo afirmam que foram banidas por uso irregular durante a eleição, 55 mil tinham comportamento anormal para o aplicativo, podendo ser operadas por robôs —destas, 24 respondem pela maior parte das mensagens disparadas em massa.

Segundo o site, as linhas telefônicas associadas a estes perfis possuem números dos Estados Unidos, Vietnã, Inglaterra e Brasil. Apesar das origens diversas dos números, os IPs (endereços da conexão de internet utilizada para operar as contas suspeitas) associados às contas indicam que todas as mensagens foram disparadas do Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso