Política


Cuba restabelece internet após pressão dos EUA mas mantém bloqueio às redes sociais


Publicado 14 de julho de 2021 às 16:30     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Itamaraty

O governo de Cuba restabeleceu, nesta quarta-feira (14), a internet móvel no país após deixar população sem o serviço por três dias. Uma onda de protestos contra a gestão socialista cubana tomou as ruas no domingo (11). Mesmo com o retorno do acesso à web, o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens seguiam sem funcionar.

De acordo com a reportagem do Uol, o governo americano solicitou o restabelecimento de “todos os meios de comunicação, os digitais e os não digitais”, na ilha. “Fechar o acesso à tecnologia, fechar os canais de informação, isso não faz nada para responder às necessidades e legítimas aspirações do povo cubano”, disse o porta-voz do Departamento de Estado de Joe Biden, Ned Price.

Cuba, no entanto, acusa os estadunidenses de fomentarem o mal-estar no país por meio da hastag #SOSCuba. Artistas como Rick Martin e Camilla Cabello, que possuem origens cubanas, foram alguns dos que são contra o regime no país. “É verdade que faltam dados [móveis], mas faltam medicamentos também”, respondeu na terça-feira o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, ao ser questionado sobre o assunto.

Mesmo com o controle das redes, novos protestos contra o governo cubano circulam na internet. No último domingo, milhares foram às ruas aos gritos de “temos fome” e “abaixo a ditadura”. A força policial agiu contra a manifestação e mais de cem pessoas foram detidas e uma morreu.

Leia mais
Bolsonaro anuncia novas medidas e afirma que “Brasil não será uma nova Cuba”
Cuba derruba internet para evitar mobilizações de novos protestos



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso