Saúde


Linda Brasil afirma que Sergipe registra média de um caso de Aids por dia


Publicado 02 de dezembro de 2021 às 09:53     Por Larissa Barros Revisado por Peu Moraes     Foto Gilton Rosas/Câmara Municipal de Aracaju

A vereadora Linda Brasil (PSOL) afirmou que Sergipe continua com números crescentes de casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), causada pelo HIV, registrando em média um caso por dia.

“Registrando uma média de um por dia e 300 diagnósticos por ano. Já são 10 mil pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo que destas, somente 8 mil estão em tratamento. É preciso de políticas públicas e lutar contra o estigma”, afirmou por meio de uma publicação no Twitter, nesta na quarta-feira (1°), Dia Mundial de Combate a Aids.

A parlamentar afirmou ainda que a Aids serviu durante anos como política para “estigmatizar e desumanizar a população LGBTQIA”, e por o vírus atingir todas as pessoas, é importante incentivar que toda a população realize o teste rápido.

Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, apontaram que 57,74% das pessoas que contraíram HIV eram heterossexuais.

Entre os homens, verificou-se que 52,1% dos casos foram decorrentes de exposição homossexual ou bissexual e 31,0% heterossexual, e 1,9% se deram entre usuários de drogas injetáveis (UDI). Já entre as mulheres, 86,8% das pacientes são heterossexuais e 1,3% na de UDI.

Durante pequeno expediente na Câmara, a parlamentar também destacou a importância do acompanhamento médico para quem testou positivo como parte fundamental na luta contra a doença.

Atualmente, segundo o levantamento do programa das Nações Unidas (UNAIDS), 37,6 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Em 2020, 73% desse grupo tinha acesso ao tratamento antiviral, o que representa 27,4 milhões de pessoas. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 936 mil pessoas vivem com HIV.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso